11 de julho de 2013

Solha frita com arroz de tomate e salada de alface e tomate

Eu e a minha filha apreciamos imenso peixe, mas por vezes torna-se difícil ter ideias para cozinhar os diferentes tipos de peixe.
Solha, é um peixe que não me lembro se já alguma vez tinha cozinhado, mas que me surpreendeu pela positiva, sabor e textura muito agradável.


Ingredientes:
Postas de solha (usei congeladas)
sal
limão
farinha
ovo

Preparação:
Temperar a solha com sumo de limão e sal, e deixar marinar cerca de 1h.
Passar o peixe por farinha e depois por ovo batido e fritar em óleo bem quente.
Depois de frita colocar em papel absorvente, para retirar o excesso de óleo.

Ingredientes para o arroz
arroz agulha Pato Real
cebola
azeite
2 cubos de tomate *
1 dente de alho
sal

* quando faço polpa de tomate ou inserto uma lata de tomate de conserva, tenho por hábito picar tudo e depois congelar em covetes, assim quando preciso e só tirar a quantidade necessária.

Preparação:
Descascar a cebola e picar, descascar o alho e esmagar, colocar dentro de um tacho juntar o azeite e cozinhar alguns minutos, colocar o arroz, deixar fritar um pouco, juntar a água e o sal e deixar cozinhar 12 min., apagar o fogão e deixar repousar 5 minutos.

Servi o peixe com o arroz de tomate e salada de alface e tomate.


Nota: eu não coloco quantidades no arroz, porque faço tudo a olho, ao contrário da maioria das pessoas eu não consigo cozinhar arroz com a regra de 2 para 1, tenho sempre de juntar mais água, então faço a olho.

3 comentários: